Chegada a vez de revisarmos aquela Legião onde todo mundo é o chefe, ninguém sabe REALMENTE de que lado estão, chegam onde você menos espera, quando você não tem certeza e que por onde quer que passem, ninguém sabe o que realmente os atingiu. Sim, amiguinhos estamos hoje falando da Inquisição Espanhola Alpha Legion!

Infiltrating Cheeky Bastards

Um dos grandes trunfos do livro de Traitor Legions é tentar dar um SABOR especial as regras, fazendo com que cada uma das suas escolhas tenha o “feeling” do fluff daquele time. Com a Alpha Legion isso não é diferente, e arrisco eu a dizer que é uma das melhores representadas nesse quesito. Antes de mais nada é possível concluirmos imediatamente que é DIVERTIDO jogar com eles pelo fato de que você realmente se SENTE jogando com um time de infiltração tática e que usa a desinformação para obter uma vantagem no campo de batalha.

O PROBLEMA disso é que bem ou mal você está dividindo todos os seus fundamentos de jogo em várias unidades que DEVEM ser operadas em sinergia, e se você não sabe fazer isso, bem, os resultados podem ser catastróficos.

Resumindo: Um monte de malditos dissimulados que jogam indireta no Facebook e somem, mas tá sempre “tudo bem” quando você dá bom dia pra eles se encontra na rua – #ProntoFalei #Miga #Forca #Fé #Foco #Pilates.

Regras para se Usar Alpha Legion

Como toda legião, Alpha Legion também exige que algumas regras sejam respeitadas para que sua lista possa se enquadrar nas regras deles:

  • Você não pode escolher nenhum Character do Codex
  • Unidades que possuem uma Marca por padrão (Berzerkers, Rubrics, etc…) não poderão ser compradas.
  • Unidades não podem ter uma Marca (Nada de Marca de Nurgle nos seus Bikers por exemplo!)
  • Todas as unidades que tem a regra Veterans of The Long War devem comprar o upgrade, mas ele é de graça.
  • Quaisquer Daemons podem escolher gerar poderes apenas daquele Deus em específico – caso eles sejam Psykers.

Respeitadas essas regras, eis o que um ALPHA LEGGIONAIRE ganha:

  • Todos os Chosen contam como Troop Choices
  • Todos os Chosen, Chaos Space Marines e Cultists têm a regra de Infiltrate.
  • E a mais legal de todas: Caso seu Warlord seja morto, você deverá escolher um novo Character vivo da sua lista para herdar o posto. Neste momento, este novo Character gera um novo Trait. Adicionalmente, o ponto de Slay the Warlord só poderá ser contabilizado quando o último Character for Morto!

Os Fatos Até Aqui

Tem três coisas aqui que eu gosto demais. A primeira é a regra de Infiltrate (muito) bem colocada para Chosen, Marines e Cultistas. Isso dá uma mobilidade sensacional para eles e se bem usado tem um efeito similar aos Drop Pods, onde Chosen poderão ser taticamente inseridos para entregar saturação de fogo forte e AP baixo logo no início do jogo – Onde eles são melhores aproveitados na minha opinião.

Outra coisa que eu gosto também é considerar uma massa de cultistas como tarpit imediato, o que é uma tática bastante eficaz contra oponentes com alvos de Toughness Alta como Wraith<whatevers> e Tyranids – Nao se importune muito em matar esses bichos. Apenas inundem eles com corpos e deixa eles ocupados.

O mais importante é que a regra de “Promover” o seu Character não só exprime MUITO bem qual é o sabor dessa legião como torna esse grupo surpreendentemente defensivo – Quantas vezes você já não ganhou ou perdeu por apenas um pontinho? Pois bem. Uma lista pesada em infantaria não só tem uma posição privilegiada de fogo no early game, como vai na prática tirar um ponto do oponente por muito tempo.

Warlord Traits

Os traits dessa legião são focados ao uso da cover e sua efetividade vai depender muito de QUEM é seu Warlord – que de maneira nenhuma PRECISA que seja o HQ mais poderoso da lista. Mantenha isso em mente!

  1. Forward Agent: Seu Warlord tem Infiltrate. Fico mais ou menos chateado com esse Trait. Warlords deveriam ganhar essa regra passivamente como as outras unidades. Entendo que deva ser pra prevenir abuso de tipo, Infiltrar Obliterators, mas ainda assim. Um pouco incômodo.
  2. Faceless Commander: Uma vez por jogo, você pode escolher outro Character desse Detachment para que ele seja nomeado como o novo Warlord. É situacional, mas vejo uma tática legal aqui que é a de forçar o Warlord ficar numa posição de maior defesa, ou vantagem em situações que o ponto seria facilmente ganho pelo oponente: “Opa, esse charcter vai morrer – Troca”.
  3. Expert Timing: No início de cada turno, você pode entrar com uma unidade da reserva a sua escolha automaticamente, pulando o roll. E ISSO é muito legal, viabilizando muitas formações que funcionam melhor se não iniciarem na mesa… Aaaa. AAA… RAPTOR TALON… TCHIM! Saúde.
  4. Hidden in Plain Sight: Seu Warlord tem Stealth, o que pode funcionar bem para um Fake Prince of Nurgle com outra marca, mas a mesma regra.
  5. Cult Leader: Cultistas a 12 Polegadas do Warlord tem Furious Charge e Feel no Pain 6+ – O que só reforça pra mim a idéia deles serem um tarpit viável nesse Detachment.
  6. Alpha Strategist: Seu Warlord tem Acute Senses e Outflank o que se traduz como um Chaos Lord que poderá ser estragicamente bem posicionado do turno 2 em diante, evitando o Alpha Strike de Imperial Guards, Taus e Mechanicum.

Os Fatos Até Aqui

Vale Lembrar que cada Character-Warlord-da-Vez gera um trait novo, então é razoável acreditar que você terá acesso a mais de um desses bonus por jogo caso você opte por fazer uma lista focada em infantaria. Sendo assim é legal pensar que os traits podem – e devem – ser sinergizados, de modo que faz sentido que você pare e pense um pouco para eleger quem será Warlord da vez para que você consiga Usar bons traits pra ele. Por exemplo: Um Character AINDA na reserva que de repente ganha Outflank não é nada mal. Expect the Unexpected.

Artefatos da Alpha Legion

Tem de tudo aqui: Regras legais pra Princes, Artefatos para Super Cultistas, e uma apelação danada de boa:

  • The Mindveild: Ao inciar a Movement Phase, o portador desse artefato e sua unidade poderá mover 3d6. Você poderá usar esta regra MESMO se estiver em combate. Caso você faça isso, inimigos não poderão consolidar.
    • Mas que beleza! Essencialmente esse artefato dá uma forma muito legal de Hit and Run que na prática pode potencializar Cultistas que podem se desprender de um combate apenas para dar carga novamente e então ganhar +1A, ou mesmo para saídas estratégicas de situações onde o objetivo era apenas parar um alvo maior e mais forte numa shooting phase qualquer. Um artefato bastante tático, de muito potencial.
    • MAS ESPERE! TEM MAIS! Se você gosta de usar Psykers e for sortudo o suficiente pra ter alguém com Soulswitch na mesa, nada te impede de ir FULL NECRON no pessoal e assaltar com uma unidade fraca enquanto uma mais parruda se move, depois você desengaja esse pessoa, e daí PLIM – SOULSWITCH the BASTARDS pra um 1-2 punch sensacional de tarpit com finalização.
    • LIGUE AGORA! E pensa como um combo desses não funciona LINDAMENTE contra nossos amigos Eldar, que detestam ter que sair das suas tocas, agora tendo que se defender de um charge-pula pra tras-charge-pula pra tras, puxando os preciosos Aspect Warriors deles pra sua zona de deployment como uma pipa. Isso é MUITO forte.
  • Blade of the Hydra: Uma Daemon Weapon melee, Rending onde cada 6 no to Hit gera outro ataque.
    • Excelente para Daemon Princes para tirarmos vantagem do AP2, e que matematicamente vai dar 1.2x mais ataques em cima dos D6 da Daemon Weapon, provado que você não role 1. Escolha sólida e direta.
  • Viper’s Bite: Uma arma Ranged 24 Polegadas, S5, AP2 Rapid Fire.
    • Pense como uma Plasma Gun que não explode na sua cara, mas que em contra partida deve ser mirada no lugar certo – Alvos de T3.
  • The Drakescale Plate: Uma Armadura 2+, que confere 2+ de Invulnerable Save contra flamer attacks!
    • Roam-se de inveja amiguinhos que adoram usar Avatares, Salamanders, Guards com Template. Esse Daemon Prince de Tzeentch que já Re-Rola 1 não vai morrer NUNCA! MOWHAHHAHA.
  • Icon of Insurrection: Unidades de Cultistas a 12 Polegadas do Portador tem Zealot.
    • Reforçando AINDA mais meu ponto que Cultista nesse Detachment é uma parede de corpo barato pra fazer tarpit.
  • Hydra’s Teeth: Pode ser atirada a partir de qualquer Boltgun, Bolt Pistol ou Combi Bolter que o portador tiver. Essa arma então atira com o perfil modificado de Ignores Cover, Blast e Poison 2+.
    • O melhor lugar que eu vejo pra se colocar isso é na mão de um Terminator Chaos Lord com uma Combi-Melta/Plasma que já atirou sua carga especial, deixando esse Lord com ainda algum poder de tiro a longa distância, principalmente para ferir alvos de T alta.

Os Fatos até aqui

O Mindveil é o melhor artefaro de longe. Requer alguma finesse de uso, mas seus efeitos podem ser potencialmente devastadores. A Drakescale Plate e a Blade of the Hydra são escolhas sólidas para Princes, e o Hydra’s Teeh fica muito bom num Lord Terminator. A Viper’s Bite pode ter uso em jogos menores, mas perde terreno e preferência pras outras na minha opinião – Talvez pode funcionar bem por ser um AP2 barato que pode ser potencializado com algum Blessing.

Para Para Para Para – INTERVALO E COMENTÁRIOS

Se ainda não ficou claro,  eu vejo a Alpha Legion quase como uma Horda – Cultistas fazendo o trabalho de “Zoning”, controlando a mesa por infiltração, fazendo tarpit e segurando o jogo para suas unidades premium chegarem e poderem de fato causar algum dano. Marines são sua segunda Wave, cuidando dos tanques e fazendo ataques mais cirúrgicos.

A vantagem de jogar com multiplas unidades é também maximizar o uso de Characters para promover a sinergia de Warlord Traits e a rotação correta da regra. No geral é uma Legion que se beneficia muito das formações e de Combined Arms Detachment caso você queima MASSIFICAR de infantaria mesmo.

 

As Formações Finalmente!

Chegamos a organização de Batalha dos Filhos de Alpharius (embora isso seja discutível)! Como todas as Legiões, sua formação principal é uma FORMAÇÃO DE FORMAÇÕES – Exigindo que os critérios de um Core mínimo sejam obedecidos, seguidos por um mínimo de uma formação Auxiliar a escolha do jogador.

Nos Reviews eu pretendo avaliar cada uma dessas opções em cima do tema principal do exército – nesse caso, tiro, força e resistência – para fechar o post com listas sugeridas de 2000 pontos que eu acredito que consegue tirar mais proveito de todas as regras que vamos ver.

Alpha Legion Insurgency Force

Composição Básica – Escolha Uma Core e uma Auxiliary Formation para ganhar os 3 bônus a Seguir. Cumulativo com os Bônus também dados pelas Sub-Formações a Sua Escolha –

I am Alpharius: Re-Roll de Warlord Trait.

Hidden Deployment: Todas as unidades não-veículo tem Shrouded no turno 1.

Cult Uprising: Toda vez que uma unidade de Cultistas for destruída, uma NOVA retorna nas Ongoing Reserves em 4+ com um setup idêntico ao original destruído incluindo número de modelos e upgrades (Ou seja, você quer muitos cultistas baratos). Novas unidades rolam nessa mesma regra normalmente, porém todas concedem Victory Points.

Formação Core #1: Chaos Warband

Trata-se da Formação Básica que toda Legion pode utilizar como Core, obviamente, obedecendo as restrições de named Characters e marcas que já estabelecemos previamente. Ela te garante dois Bônus:

  • Favoured Scions: Ao ganhar um challenge, você tem o direito de rolar DUAS vezes na tabela de Chaos Boon e se assim quiser, ficar com os dois efeitos.
  • Objective Secured: Todas as unidades desta formação controlarão Objetivos mesmo se o oponente estiver em um ponto de controle, a menos que o oponente também tenha essa regra.

Como regra geral para TODA Legião, considere que essa Core é a opção que você deve pegar quando quiser variedade e versatilidade de modelos na mesa, cada um especializado em um fundamento, pronto para enfrentar de tudo. É apenas com ela que você por exemplo terá acesso a Bikers e Helbrutes compartilhando dos Bônus que você vai conseguir na formação geral.

Os Fatos Até Aqui

Pode não parecer muito, mas a Core Formation ser a Chaos Warband é legal porque é nela que você quer colocar a massa de infantaria Sv 3+, assim além de tudo ela se torna Objective Secured.

Numa nota – aqui jogamos muito Maelstrom of War no clube e essa vantagem tática da Alpha Legion de conseguir pontuar tão MASSIVAMENTE e zonear alvos grandes com Cultistas logo na abertura do jogo é sensacional. É de fato uma Legião que não opera com um fundamento DIRETO como “todo atque”, “todo defesa”, ou “armas pesadas”, e sim trata-se de um army todo dedicado a controle de mesa de jogo. Isso não é fácil de fazer, requer experiência – e muitas derrotas – pra aprender. Mantenha isso em mente.

Com isso revisado só nos resta olhar as Formações Auxiliares:

Formação Auxiliar: The Lost and the Damned

Composta de:

  • 1 Dark Apostle
  • 4-9 Unidades de Cultistas

Te Garante:

  • Tide of Traitors: Toda vez que uma unidade de cultistas morrer, ela volta em 4+ nas Ongoing Reserves, porém com Outflank
  • Prophet of The Gods: O Dark Apostle tem a regra de Zealot modificada e aplica o bonus em unidades até 6 polegadas dele.

Vale a Pena?

Precisa ser MAIS claro que 50 Cultistas Feel no Pain, Semi-Fearless, Furious Charge com Quase-Hit and Run é uma EXCELENTE idéia e que você deve usar e abusar nessa Legião? Espero que não.

Formação Auxiliar: Helforged Warpack

Composta de:

  • 1 Warpsmith
  • 3-5 Helbrutes, Maulerfiends, Forgefiends ou Defilers

Te Garante:

  • Master of Mechanical Warpcraft: Enquanto o warpsmith estiver vivo, os modelos podem usar a regra de Daemonforge o quanto quiserem.
  • Warpack Alpha: Um veículo dessa formação será dominado o Warpack Alpha. Este modelo ganha a regra de Character e um Save Invulnerável de 4+. Se o Warpack Alpha for destruído, então os modelos restantes ganham Rage.

Vale a Pena?

Tem um GIMMICK aí: Existe uma chance bastante elevada de em algum momento do seu jogo você ter um WARLORD MAULERFIEND GERANDO WALORD TRAITS. Isso é bobo ao extremo, mas quando você começa a pensar que uma unidade AV12 que bate pra burro precisa ser derrotada pra dar um ponto pro oponente, você começa a ficar criativo – Por exemplo fazendo um Soulswitch do seu CHARACTER WARLORD MAULERFIEND 4++ PRA COMBATE!

Formação Auxiliar: Heldrake Terror Pack

Composta de:

  • 2-4 Heldrakes

Te Garante:

  • Rising Terror:Unidades inimigas dentro de 12 polegadas de dois modelos desta formação tem sua Leadership reduzida em 1. A Leadership reduz para -2 com 3 modelos e para -3 com quatro modelos.
  • Merciless Pursuit:Quando você fizer um Vector Strike com um modelo desta formação contra um alvo em Pinning, Falling Back ou Gone to Ground, este alvo sofre D6 Hits de S7 AP2 ao invés de apenas 1 Hit.

Vale a Pena?

Heldrakes nunca são demais e eles sem formação alguma já são muito bons. O bônus dessa formação é situacional e não fará muito por você, mas se você quer Heldrakes na lista, não custa pegá-los com umas regrinhas adicionais.

Formação Auxiliar: Cult of Destruction

Composta de:

  • 1-3 Warpsmiths
  • 3-5 Unidades de Obliterators ou Mutilators

Te Garante:

  • Empyrionic Guidance Rituals:Cada Warpsmith desta formação no início da sua Movement Phase pode iniciar o riual numa unidade de Obliterators ou Mutilators a 8 Polegadas dele. Cada Warpsmith deve escolher uma unidade diferente. Aquela unidade pode então atirar duas vezes na Shooting Phase – Se forem Obliterators ou ter um segundo ataque após o Pile in na Assault Phase, pros Mutilators. O segundo conjunto de ataques devem ser feitos imediatamente após os primeiros e devem sempre trocar as armas.

Vale a Pena?

Alpha Legion deve ser jogada “na ponta dos dedos”, sutilmente e seu principal objetivo não é derrotar tanques, e sim cirurgicamente pinçar seus alvos envolvidos com cultistas para que estes preparem o terreno para algo vir finalizar o serviço. Sendo assim, essa formação não poderia ser mais antagônica com poucos modelos caros, mas que pode ter alguma mobilidade caso haja possibilidade de ter um Soulswitch na mesa.

Formação Auxiliar: Fist Of The Gods

Composta de:

  • 1 Warpsmith
  • 3-5 Predators, Vindicators ou Land Raiders

Te Garante:

  • Dark Wards: Os veículos desta formação têm 6+ de Invulnerable Save enquanto eles estiverem a 12 polegadas do Warpsmith.
  • Prophet of The Gods: O Warpsmith desta formação pode consertar estes veículos com +1 de bônus.

Vale a Pena?

Mais uma formação de Warpsmith. É cara, ainda precisa pagar o imposto do Warpsmith, e na prática joga contra a proposta da Legion.

Formação Auxiliar: Raptor Talon

Composta de:

  • 1 Chaos Lord
  • 3-5 Unidades de Raptors ou Warp Talons

Te Garante:

  • Predatory Warriors:Unidades desta formação podem assaltar no mesmo turno que chegam por Deep Strike, porém sempre fazendo um Disordered Charge.
  • Cacophonic War Cries:Inimigos assaltados por uma unidade desta formação têm uma penalidade de -2 em sua Leadership.

Vale a Pena?

Sim. Precisão nos ataques com uma massa de infantaria é o quer você quer nesse army e tudo fica melhor se ele ainda pode entrar em jogo sem rolls de reserva, ou pelo menos no momento certo para finalizar uma unidade grande. Melhor ainda se esse ataque zoa com a Leadership alheia.

Formação Auxiliar: Terminator Anihilation Force

Composta de:

  • 1 Chaos Lord ou Sorcerer (World Eaters apenas Chaos Lord)
  • 3-5 Unidades de Terminators

Te Garante:

  • Targeted for Anihilation: Nomeie uma unidade do inimigo no início do jogo. Modelos desta formação ganham Prefered Enemy contra esta unidade. Além disso, os modelos poderão fazer uma fase de tiro completa antes da Shooting Phase contra a unidade nomeada ou qualquer outra quando eles entram por Deep Strike.
  • Target Updated:Nomeie outro Target quando a unidade inimiga anterior for destruída.

Vale a Pena?

Uma formação cara, mas suas unidades cabem bem na proposta – Terminators especialistas são essencialmente Chosen melhorados e podem ocupar a mesma função – De derrotar algo BEM MORTO durante o jogo, ou entrar (automaticamente, quem sabe) num momento perfeito para virar uma partida.

Formação Auxiliar: Favoured of Chaos

Composta de:

  • 1 Daemon Prince
  • 3-5 Unidades de Possessed

Te Garante:

  • Baleful Nexus of Warp Energies: Unidades de Possessed a 12 Polegadas deste Prince recebem todos os 3 bonus da tabela do Codex enquanto estiverem na fase de assalto.

Vale a Pena?

Seria perfeita se ESTES integrantes pudessem infiltrar – mas com esse benefício a custa de sorte no Roll de Warlord Trait, acaba fazendo com que essa formação seja cara e ineficaz para esta Legion.

Com todas elas revisadas, posso então elaborar uma lista – Em ordem de preferência que eu mais gosto para Alpha Legion:

  1. The Lost and the Damned: O feijão com arroz do Army que se bem usado transforma um bando de incompetentes se protegendo com trapos em um bando de furiosos astutos semi competentes que se defendem com trapos, mas que morrem mais dificilmente – E voltam em outflank – Essencial para dar peso tático a Legion.
  2. Raptor Talon: Sua sub regra de permitir o assalto no momento da entrada em reserva ressoa muito bem com a regra geral da Legião.
  3. Terminator Anihilation Force: Chosen ainda mais especializados. Caros, porém eficazes.
  4. Helforged Warpack: Because LOL. Pode funcionar de verdade.

Vale a Pena considerar outra alterativa que não as Formações que conversamos?

Alpha Legion PODE se beneficiar com Combined Arms Detachment se o seu negócio for apenas utilizar eles de aliados numa força de infiltração menor. Neste caso, bastando socar de Chosen Objective Secured infiltrando e estourando coisa por aí. Essencialmente trate esse pedaço do seu Army como o seu pedaço Anti Tanque enquanto seus outros Detachments se especializam em outros fundamentos. Fica bem versátil.

Sugestões de Listas

Alpha Legion Mass Cult Fun

Use Contra: Imperial Guard, ou aquele seu amigo que adora estacionar um monte de veículo na zona de Deploy dele.

Não Use Contra: Hordas e aquele cara que leva três Imperial Knights

Idéia Geral da Lista

  • Cultistas escolhem um alvo que deve ser atrasado, atacam esse alvo. Sorcerer que com alguma sorte estará com Mindveil faz soulswitch para a Blob de Cultistas a escolher para finalizar o serviço ou retirar os reais causadores de dano estrategicamente do combate.
  • Chosen e Marines normais infiltram e caçcam alvos no Turno 1: Marines vão atras de tanques de AV>=13 e Chosen vão caçar Terminators ou Veículos cujo AV seja <= 12.

FINALIZANDO… Meu veredito final para a Alpha nesse livro é…

Regras Específicas de Legião: Fluffy, Divertidas e diferentes. Na mão de um jogador bem experiente, a massa de cultistas vai sobreviver e ainda de maneira mais impressionante – vai causar estrago – Funciona bem como Detachment principal ou aliado, mas não é uma legion fácil de usar. 5/5

Formações: Possui exatamente UMA formação muito boa, quase essencial, onde todo o resto é situacional, porém.  – 3/5

Empolgação: Jogar dessa maneira não é meu estilo. Eu prefiro pegar um fundamento, ligar ele no 11 e partir pra cima te saturando com aquele conceito.

Sendo assim, eu não me vejo investindo e comprando uma força de Alpha Legion antes de por exemplo uma de World Eaters, uma Thousand Sons ou uma Emperor’s Children, porém não é uma Legion que eu NÃO vou querer ter, ainda que pra mim ela será melhor utilizada como aliado.

É de toda maneira uma Legion muito BONITA de pintar e com um Color Scheme bem característico que motiva qualquer um que for se meter nesses rincões.

Alpha Legion é talvez a mais TÁTICA de todas as entradas desse livro, não é para os fracos de coração – Afinal você se propõe a bater em listas com Wraithlords, Carnifexes e Knights com nada mais que um punhado de Cultistas e Meltas/Plasmas, Psykers para Buff e Terminators bem posicionados no primeiro turno.

Bem utilizado, vai estrangular as opções do seu oponente antes da reação dele e talvez até invabilizar toda uma lista nos prmeiros momentos do jogo caso você tenha essa habilidade de enxergar a alguns turnos de distância, ou te frustrar com tudo morrendo aos poucos. O comprador que se acautele.

Glass Cannon não é para todo mundo mas aqueles que sabem usar são oponentes a se temer. – 3/5

Alpha Legion – Nota Final