E Agora Para Algo Totalmente Diferente – Meu Controle Arcade

Jogos de luta são junto com Warhammer 40k os meus hobbies favoritos. Tem algo neles que eu não consigo achar em outros estilos e por mais que os anos passem e as sequências não parem de se acumular eles sempre estão cheios de novidades, assuntos frescos e prontos a serem explorados.

Nada mais justo que unir Hobby com Street Fighter para fazer algo único então. Este meus amigos, é um post que não tem nada a ver com 40k mas é legal pacas.

Por que um Controle Arcade?

howler-arcade-controller

Não esse.

Apenas muito recentemente eu optei por adquirir uma placa 3d mais parruda para o meu PC e jogar grande parte dos títulos que eu gosto longe de um Console. Sendo assim, me criei jogando Street Fighter e Mortal Kombat com os joysticks. Desde modelos muito bons como os de qualquer Playstation, ou terríveis como os do Mega Drive ou do Xbox, ter um controle adequado é essencial para que a execução de comandos seja limpa e você não perca uma partida porque uma peça deu defeito, ou porque seu dedo fica desconfortável para apertar um botão necessário.

Um controle arcade leva tudo isso em consideração e ainda muda a sua empunhadura disso:

SONY DSC

Pra isso aqui:

73d4b3feb2cb568222671309ae339994

A diferença é sutil mas é importante – Num controle arcade, seus dedos correm a mesma distância para apertar qualquer botão. Isso te permite uma execução padronizada de combos e golpes mais complexos e não cria dificuldades “artificiais” com nenhum personagem.

Que Peças eu Usei

Controles arcade são objetos pesados que devem suportar abuso. Jogos de luta são diversões passionais e com isso é razoável esperar momentos onde você vai querer apertar um botão mais forte, empurrar a alavanca de maneira mais pesada, ou simplesmente querer dar um tapão na superfície em comemoração àquele lance genial. Sendo assim, de nada adianta comprar um controle que não aguenta uma cacetada.

Com isso em mente aproveitei uma viagem a trabalho que eu fiz neste ano pros EUA para encomendar na Amazon essas belezinhas aqui:

Senhoras e senhores, este é o FAMOSO Joystick Sanwa JLF-TP-8YT. Simplesmente o hardware mais resistente e preciso que seu dinheiro consegue comprar. Como um outro diferencial, as máquinas arcade no Japão usam exatamente este modelo nas suas peças.

Além do Joystick, os botões são importantes:

Também da Sanwa, os botões OBSF-30 tem toda uma estrutura de contato que permite que seu comando seja lido com a mais ínfima das pressões. Isso significa que não precisa marretar o controle pra fazer aquele Hadouken sair. Pelo contrário – Você GANHA tempo e limpeza no comando se você parar de ser exagerado e executar os comandos como um bom Lorde Inglês. PORÉM, o botão também vai aguentar o dia que você quiser arregaçar com ele.

E a caixa?

É aqui que você pode – e deve – deixar a imaginação fluir e os sentidos de hobbista tomarem conta. A caixa não tem tamanho, medida ou norma. Basta você achar um corte que você se identifique e um marceneiro de confiança pra executar a sua idéia. No meu caso, eu fechei a compra com esse cara aqui. E eu não poderia recomendar o suficiente! Manteve contato o tempo todo, super atencioso e cortou a caixa exatamente como eu queria e como eu havia especificado.

Nesse ponto, vale a pena dizer que ajuda muito você já saber o que você quer e o que você procura no seu layout de botões, e esse guia aqui me ajudou muito nisso. No meu caso, escolhi esse template aqui porque fazia mais sentido pra minha mão e me pareceu mais confortável. Pro seu caso você talvez queira considerar outras opções. Na prática, o controle é seu então fure e customize como você se sentir mais confortável.

Quando a caixa finalmente chegou, ela era assim. Um  sanduíche de MDF onde a tampa recebe os botões e o fundo a instalação da placa lógica que logo mais colocaremos:

dscn3898

Montagem Básica

Eu recomendo o uso de parafusos para prender a caixa. Vez ou outra você vai querer abrir para executar algum reparo e ter parafusos ao invés de outra solução acaba se pagando. Há quem coloque fechos e pistões na composição final, mas como esse se trata de um primeiro modelo de quem sabe muitos que virão, achei por bem apenas montar da melhor maneira possível e aprender o que me agrada mais.

dscn3905

Aqui calculando as distâncias das furações.

dscn3906

Usei os menores parafusos de madeira que a loja tinha disponível. Essa cartela toda custou R$ 3,50.

dscn3912

Caso você tenha, eu não posso recomendar o uso de uma parafusdeira o suficiente. Os meus parafusos eu fiz no muque mesmo.

A última parte da preparação foi calcular 4 furos pequenos na tampa superior para parafusar o Joystick quando tudo estivesse pronto:

dscn3910

Preparando o MDF

Precisamos trabalhar o MDF antes de qualquer coisa. Pode não parecer mas esse material não é nada alinhado e bem poroso. Qualquer pintura em cima dele seria sugada pelos poros da madeira moída e não dar um resultado muito bom. Queremos uma estrutura lisa e selada.

dscn3911

Isso se traduz com trabalho braçal e aplicação de coisas fedidas, mas a idéia em sí é de fácil execução: Lixa, Sela, Lixa, Sela, Lixa, Sela com uma lixa cada vez mais fina. Calma que eu explico – Comece passando uma lixa d’água 300 com bastante cuidado na peça toda. Ela serve para tirar rebarbas da madeira e acertar qualquer imperfeição aparente.

Capricha na força. Não é tão simples e precisa ser passado por igual senão fica feio.

dscn3915

Finalizado isso, aplique uma primeira camada de Goma Laca Seladora, que você acha em qualquet casa de artesanato por uns 5 Reais a garrafinha – Nesse controle eu usei 3.

dscn3917

Aplique tudo com uma estopa ou pano mais firme que não solte tanto pelo e use um pote de sorvete pra te ajudar a aplicar a Goma:

dscn3918

Basta esfregar com força. Quando você acabar a peça fica mais escura e com essa cara aqui:

dscn3919

Mas calma que esse foi só o primeiro ciclo. Aguarde de 30 minutos a uma hora pra essa goma curar completamente, e agora troque sua lixa para uma lixa 400. Lixe tudo novamente.

dscn3920

Você começa a ver a mágica agora. Note que onde a goma está com o relevo maior ela esbranquiçou, pois foi lá que a lixa gastou. Onde o relevo já está baixo a cor não alterou.

dscn3923

E assim você vai selando e lixando. Nos últimos passos sua lixa deve ter ficado cada vez mais fina até chegar em 500 e 600. Você começa a sentir que a madeira fica REALMENTE lisa ao toque e isso é bem legal. Reserve um dia todo pra esse processo inicial. Não se adiante demais e pinte tudo uma outra hora.

Ao final seus braços estarão doloridos mas tudo valeu a pena. Você tem finalmente uma estrutura legal pra trabalhar. Ou você pode ser mais inteligente que eu e conseguir uma lixadeira.

Pintando, Finalmente!

Minha idéia desde sempre foi aproveitar que a peça seria bem lisa e usar uma tinta automotiva de alto brilho para que na medida do possível parecesse a lataria de um carro. Você talvez queira ser mais discreto do que eu e seu trabalho será menor que o meu nesse ponto enfim, mas aqui vai anotadinho os passos que eu segui.

dscn3932

Mandei misturar minhas tintas automotivas nessa loja de Santos, São Paulo – Fui muito bem atendido e eles tem uma variedade muito boa de cores, sempre copiando de algum carro da sua preferencia. Basta saber o modelo que você está se baseando.

Como eu sou uma pessoa bem simples – eu gosto de Van Halen, pronto – não houve surpresa pra me decidir como eu iria querer meu controle:

Com a diferença que eu vou substituir o preto pela cor Grafite do Hyundai HB20 do meu vizinho de garagem que eu acho fantástica.

Sendo assim, começamos os trabalhos aplicando a cor amarela. O que vocês veem aqui é o resultado de três demãos com intervalo de meia hora entre elas e mais uma noite de cura total.

dscn3933

O segredo é fazer um trabalho homogêneo. Você não quer nada caindo na peça enquanto você pinta e deve tomar cuidado pra que você sem querer não esbarre em nada no processo. Uma vez vencida essa etapa, era hora de fazer ficar interessante:

dscn3935

Para fazer um acabamento “Van Halen” é legal usar fita crepe de pelo menos 3 espessuras diferentes. No meu caso eu usei de 50, 25 e 12 milímetros. Pode também não parecer mas aplicar a fita tem uma lógica. Comece pelas mais grossas e sempre obedecendo 45 Graus entre as faixas. Você não quer fazer a letra X. Você quer no máximo fazer as retas se encontrarem em Y.

dscn3936

A fita mais grossa também aparece bastante no final, então não exagere. Duas, três faixas fica louco de bom. A espessura intermediária já é mais permissiva e pode socar a mão mas sempre obedecendo a regra de formação das faixas:

dscn3937

E por fim, finalize com a fita 12:

dscn3938

Os cantos devem ser observados para que as curvas feitas pela fita pareçam de fato uma continuação natural do desenho, nem que pra isso você tenha que amassar a fita em alguns pontos.

dscn3939

Finalmente estamos prontos para aplicar a cor final!

dscn3941

E faremos isso sem a menor dó nem piedade.

dscn3942

De maneira parecida com a amarela, faremos três demãos com intervalos de 30 minutos e deixar tudo curando num pernoite. RESISTA a vontade de olhar embaixo das faixas antes disso! Concentre-se nesse ponto em aplicar a cor por igual.

Finalmente respire fundo, tire as faixas e abra um belo sorriso. Você deixou os Deuses da boa música satisfeitos hoje.

dscn3947

Certifique-se que está tudo certinho, não tem mais tinta escorrendo e parta para o verniz. Essa loja que eu recomendei já vende cada lata de tinta com uma lata de verniz. Use e abuse dele. É ele quem  vai dar o acabamento brilhante característico dos carros.

Dei bastante sorte e no dia do verniz fez um belo solzão em Curitiba, o que me permitiu apressar as coisas e passar 4 demãos de verniz em tempo recorde. Quanto mais demãos mais resistente e mais brilhante fica:

dscn3951

Agora vá passear, pintar Warhammer ou fazer qualquer outra coisa porque esse verniz vai ficar fedido uns dois dias antes de você poder fazer qualquer coisa.

Montando a Parte Elétrica

Eu não consigo soldar e nem entender eletrônica por mais que a minha vida dependesse disso. E por mais que seja perfeitamente possível tirar a placa de um controle de PC para usar na montagem como muita gente faz, eu recomendo que você compre uma placa de Zero Delay:

dscn3956

Essa BELEZINHA na prática é um controle genérico de PC miniaturizado e requer zero conhecimento. Basta encaixar as coisas nas portas (linguagem técnica) e pronto.

Segurei a placa no lugar com 4 pingos de cola quente:

dscn3962

E passei o conector USB que vem junto pelo buraco do fio da caixa:

dscn3963

Em seguida, montei o joystick na tampa prendendo tudo com parafusos e porcas:

dscn3967

Por cima ele fica com esses 4 parafusos aparentes mas eles não tem contato com a mão na hora de jogar então não me pareceu um problema. Em uma próxima versão do controle dou um jeito nisso.

dscn3966

Por fim, bastou colocar os botões nos lugares:

dscn3968

E conectar os cabos nos lugares certos:

dscn3957

Ao final, você fica com uma maçaroca de fios que precisa ser organizada pra você não se peder:

dscn3971

E que na placa muito se assemelha ao Falso Emperador que tem a audácia de permanecer vivo:

dscn3972

Nessa montagem você ainda quer comprar mais um último cabo que vai servir pra ligar o joystick na placa sem precisar de solda:

dscn3975

Um detalhe interessante é que você vai configurar o controle para cada jogo, então não existe uma ordem ou orientação dos botões. Basta ter certeza que os contatos estão funcionando que o Software dá conta de organizar tudo depois.

E acabamos! Fechado, parafusado, polido e com perfume acabamos com isso aqui:

dscn3976

dscn3978 dscn3979

Finalizando

Pra uma primeira vez que eu fiz algo do tipo eu estou bem satisfeito com o resultado. Claro, existem falhas de execução e eu tenho certeza que você conhece duas ou três técnicas de preparação de MDF que eu adoraria ouvir, mas o ponto é que FAZER o controle foi bem mais legal do que COMPRAR o controle pra mim. Qualquer controle arcade para torneio tem as EXATAS mesmas peças e custa o triplo do que eu gastei, sem contar que não te dá a oportunidade de customizar tudo como eu fiz aqui.

Não quero entrar em MUITOS detalhes sobre os jogos e tacar números e status de execução do meu jogo nesse blog. Falar de Street Fighter não é a idéia aqui (a menos quer vocês tenham gostado e vez ou outra queiram ler sobre isso) mas acreditem quando eu digo que a execução e o input lag desse controle são FENOMENAIS e de fato ele agiliza muita coisa que antes me parecia mais complexa. Pra mim a curva de aprendizado tem sido um pouco alta porque como eu falei eu passei a vida usando Gamepad e só agora eu estou me aventurando com um caixote no colo. Ainda assim o processo me diverte e mesmo começando a engatinhar agora na malícia desse tipo de controle já tem sido um passatempo bem legal.

Só rapidinho, quero deixar um convite pra quem quiser jogar comigo no Steam – procura minha ID lá: Dopker que a gente marca. Não gosta de Street Fighter 5, e acha que vai me arregaçar no emulador? Não tem problema. Olha isso aqui e depois venha falar comigo.

Agora interessou, né?

« »

© 2017 . Theme by Anders Norén.